Arcádia - Casa do Chocolate

quinta-feira, maio 12, 2016

No que diz respeito a chocolates, há muitas marcas que nos adoçam o paladar, mas apenas algumas, com a sua génese e tradição, nos adoçam igualmente o espírito. A Arcádia é um destes casos particulares que, pelos seus mais de 80 anos de história (e também por ser uma marca nascida e criada no Porto) faz parte do meu imaginário afetivo.

Há alguns dias tive a oportunidade de participar num workshop e tasting experience no local onde tudo começou - a Arcádia de número 63 da Rua do Almada onde, para além da loja, se mantém ainda uma parte da produção mais artesanal.

Foi aqui que, para além de degustar aqueles que são os melhores macarrons portugueses (sim, estão descobertos e certificados aqui pelo blog!) e provar algum do sortido tradicional de bombons, me foi apresentada a tarefa mais difícil dos últimos tempos (vá, pelo menos para mim que sou um zero à esquerda em trabalhos manuais): pintar as Drageias Bonjour

Estas amêndoas de licor, como são conhecidas, são decoradas e pintadas à mão, uma a uma. Este décor final que é o chamado 'bordar', continua a ser feito de forma artesanal, em longos tabuleiros de madeira onde as pequenas amêndoas são dispostas numa cama de açúcar e minuciosamente enfeitadas.

No fundo, o que a Arcádia faz com os seus bombons e amêndoas é celebrar a arte do chocolate. Através das suas edições especiais, dos seus clássicos como as línguas de gato, ou das suas inovações com fruta desidratada (sim, aquelas caixinhas às riscas coloridas a fazer lembrar os padrões da Costa Nova).

E vocês chocoholics que se prezem, quais os vossos chocolates preferidos? :)

You Might Also Like

2 comentários

  1. É o tipo de chocolate que já estamos a comer com os olhos mesmo antes de o provarmos:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Share your opinion! :)

. Follow the blog .

Zomato

View my food journey on Zomato!

Recommended by Cweetie


SweetCare® - Saúde, Beleza e Cosmética