Trips and travel #1 - Praga - Cweetie

Trips and travel #1 - Praga

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Se andam agora a planear umas mini-férias ou o próximo fim de semana prolongado e, se estão com intenções de explorar outros países, porque não partir à descoberta do centro da Europa?

Vamos então até à cidade das mil torres, no coração da Europa Central e da região histórica da Boémia - Praga.

Se viajarem a partir de Portugal, o mais certo é terem de fazer escala mas, existem alguns voos da TAP Lisboa-Praga que são diretos e demoram cerca de 3 horas. Na verdade, a minha experiência não teve como ponto de partida Portugal, nem foi de voo. Como estava na altura na Polónia, aproveitei o facto de a rede ferroviária no centro de Europa ser uma das melhores opções para viajar entre as principais cidades dos países à volta. Fiz assim a ligação de comboio Cracóvia - Praga em viagem noturna.

Quantos dias?
3 dias são suficientes para conhecer todos os principais pontos da cidade.
Definam um roteiro prévio nos dias anteriores e poupem tempo em andar para trás e para a frente para não deixar pontos perdidos.

O que visitar?
Praga está recheada de monumentos e mais monumentos e tem um património arquitetónico absolutamente incrível e diverso. Uma panóplia de estilos diferentes: catedral gótica, castelo medieval, igreja barroca, casas renascentistas... uma autêntica aula de História.

Aqui ficam os principais pontos de interesse:
  • Praça da Cidade Velha (Staré Město) - aqui vão certamente passar mais do que uma vez, pois é a praça central da Cidade Velha, onde encontram:
  • Relógio Astronómico (Orloj) 
  • Igreja de São Nicolau
  • Church of Our Lady before Týn (desconheço o nome em português)
  • Charles Bridge ou Ponte Carlos (Karlův most) - esta é uma das principais imagens da cidade e a mais antiga ponte de Praga que oferece também uma das melhores vistas sobre o:
  • Castelo de Praga - é só o maior castelo do mundo! Podem encontrar dentro do próprio castelo vários edifícios como o Palácio Real, a Catedral de S. Vito ou a Torre de Pólvora
  • Colina Petrín - outra vista fantástica onde se consegue ver a extensão do rio Vltava e as suas várias pontes
  • Praça Venceslau - é no fundo a Avenida dos Aliados lá do sítio, com imensos espaços comerciais e o Museu Nacional no cimo da praça; aqui não pude deixar de entrar na Marks & Spencer (há que aproveitar já que não temos em Portugal)
  • Prédio Dançante
  • Colina de Vítkov - aqui encontra-se um monumento nacional gigantesco, um memorial ligado à história da Checoslováquia do séc. XX; é também um ponto alto da cidade e onde se consegue ter outra perspetiva da mesma.

Onde ficar?
O alojamento em Praga não fica dispendioso e conseguem facilmente arranjar hostels e hóteis muito decentes a um baixo custo.
Fiquei na Residence Tabor, não muito longe da estação central e perfeitamente alcançável a pé desde o centro. O atendimento foi super prestável - como fiz a viagem durante a noite, cheguei ainda de manhã a Praga; o check-in era só a partir das 14h mas, como a chegada foi antecipada, guardaram-nos as malas sem qualquer problema e ainda nos ofereceram o pequeno-almoço nesse dia.

Transportes
Todos os principais pontos são bastante próximos e consegue-se percorrer quase toda a cidade a pé. Mas se estiverem cansados ou simplesmente não vos apetecer andar, podem sempre usar os elétricos. Penso que só utilizei uma vez ou duas e para chegar à Residence Tabor. Contudo, a parte curiosa é que não paguei - juro que não foi de propósito, eu queria comprar o bilhete no próprio elétrico, mas ninguém me deixou...ou pelo menos o maquinista não ligou nenhum. Enfim, quanto a isto, o ideal é informarem-se diretamente na estação.

A não perder
A mudança de hora do Relógio Astronómico (Oroloj)
Subir à torre do Relógio - a vista de 360º da cidade é imperdível
Karlovy lázně - fica mesmo ao lado da Charles Bridge e é a maior discoteca do centro da Europa, com vários andares.
Trdlo - uma espécie de rolinhos de pão doce, tipicamente vendido na rua
Degustar uma goulash soup no pão acompanhada por uma cerveja checa, claro.

Os souvenirs
Cristais da Boémia; Matrioskas; Marionetas; Vodka com Cannabis; Absinto.


 
 


You Might Also Like

3 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Estou contente porque finalmente uma rapariga portuguesa visitou este maravilhoso País. É uma pena que não tenhas visitado Pardubibe, a melhor cidade do País. Mas talvez uma outra rapariga portuguesa venha visitá-la. Na verdade, uma vodka cannabis como souvenir não é tipicamente checo mas não faz mal. Espero que tenhas gostado deste País e que voltes novamente.

    ResponderEliminar

Share your opinion! :)

. Follow the blog .

Zomato

View my food journey on Zomato!

Recommended by Cweetie


SweetCare® - Saúde, Beleza e Cosmética